O Brasil acumulou 25,5 milhões de conexões banda larga em dezembro de 2012, somando os pontos de acesso móveis e fixos, excluindo smartphones. Em dezembro de 2011, eram 21,7 milhões de acessos (crescimento de 17,5% durante o período). As informações foram divulgadas pela empresa Cisco e fazem parte do estudo Barômetro Banda Larga.
Separado os pontos de acesso fixos e móveis de janeiro a junho, as redes portáteis correspondiam a 35% do total (cerca de 6,1 milhões) – esses dados não levam em conta, no entanto, o segundo semestre de 2012. Em 2011, elas somavam 5,5 milhões ou 25,3%. Também no primeiro semestre do ano passado, as conexões de banda larga representaram 31% dos lares com acesso à web no país.
Os acessos via smartphones foram excluídos, segundo a desenvolvedora do estudo, porque não é possível garantir que as conexões feitas por celulares alcancem a velocidade mínima para serem consideradas banda larga (128 Kbps, ou kilobits por segundo). Deficiência nos celulares e falta de clareza em relação à velocidade por parte das empresas seriam empecilhos para essa inclusão. Na categoria de acesso móvel são considerados, por exemplo, modens 3G.
[via UOL]
Nenhum comentário:
Postar um comentário