21 de fevereiro de 2013

Apple perde posto de marca mais poderosa

A Apple está enfrentando algumas dificuldades no mercado. Em janeiro, com a recente queda no valor das ações, a companhia deixou de ocupar o posto de empresa mais valiosa do mundo - espaço que ocupava desde 2011. Agora, segundo relatório da consultoria Brand Finance, a Ferrari superou a empresa da maçã como a marca mais poderosa de 2012.

Segundo o estudo, a montadora foi avaliada em US$ 3,6 bilhões, superando as principais rivais como BMW e Mercedes, não apenas em indicadores financeiros, mas em receita média por cliente, marketing e publicidade, e medidas de fidelização dos clientes.

A Apple apresentou crescimento em sua avaliação como marca, passando de US$ 70 bilhões para US$ 87 bilhões, mas teve ligeiro enfraquecimento em outras áreas analisadas no estudo, prejudicando sua classificação no ranking ainda não divulgado.

Apesar da queda de posição, a Apple conseguiu bater a rival Samsung, que teve um impressionante aumento de 54% no valor de sua marca, chegando a US$ 20,6 bilhões, mas não conseguiu derrotar a empresa da maçã.

"A marca é um dos ativos mais intangíveis para impulsionar crescimento. Com receitas de bilhões de dólares, Apple e Samsung estão lutando pela supremacia global e competindo uma com a outra para gerar fidelidade de seus usuários. No entanto, existem outras marcas globais que são extremamente poderosas e amadas, como a Ferrari", comentou o David Haigh, CEO da consultoria.

[via Olhar Digital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário