5 de dezembro de 2012

Tecnologia que diz se a bola entrou no gol estreia amanhã

A Fifa se mostra empolgada com o uso de tecnologia nas linhas do gol. O recurso, que será utilizado pela primeira vez nesta quinta-feira, 6, na partida entre Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e Auckland City, da Nova Zelândia pelo Mundial de Clubes foi considerado uma "revolução" pela entidade máxima do futebol.

"Será um grande dia. Os testes terminaram e a introdução gradual da tecnologia foi bem-sucedida", contou Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, ao site oficial da organização.

Serão duas diferentes tecnologias testadas durante o campeonato. A primeira é a GoalRef, que será usada nesta quinta em Yokohama, que conta com dez sensores instalados na trave que avisam o árbitro quando a bola ultrapassar completamente a linha de gol.

O outro, o HawkEye estará em testes na outra sede da competição, em Toyota. O recurso é o mesmo utilizado no tênis profissional e conta com câmeras de alta velocidade e sensores na bola. Quando requisitado, o sistema repassa quadro-a-quadro as imagens e recria uma animação em 3D da bola atravessando a linha, para definir se ela ultrapassou ou não o limite.

"Precisa ser o sistema mais preciso que podemos ter atualmente. Não pode haver erros. É por isso que a IFAB levou dois anos para ter certeza de que o sistema era perfeito", afirmou o secretário-geral.

A Fifa sempre foi contrária ao uso de tecnologia em seus jogos. Entretanto, após a Copa do Mundo de 2010, quando, durante um jogo contra a Alemanha, o inglês Frank Lampard chutou de fora da área e a bola claramente atravessou a linha do gol alemão, a entidade passou a se mexer para alterar esta regra.

[via Olhar Digital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário