"É inteiramente plausível que o Facebook alcance US$ 100 bilhões ou mais. O Facebook e outras mídias sociais são muito populares", analisa Laura DiDio, da consultoria Itic. Caso a cifra seja alcançada, o Facebook seria maior que gigantes como a Ford.
Mesmo com tanto otimismo, a rede social parece consciente dos desafios pela frente. A empresa fala em levantar US$ 5 bilhões com o ingresso na Bolsa e é cautelosa em relação à possibilidade de repetir o resultado de 2011. A volatilidade atual do mercado acionário é desafio.
Os números, que se tornaram públicos com o registro da operação, confirmaram que a maioria das receitas vem dos anúncios, com 85% do faturamento. A participação nas vendas de bens virtuais para jogos é outra fonte importante.
Os resultados em 2011 animaram os analistas, embora haja pontos de controvérsia. As receitas atingiram US$ 3,7 bilhões, avanço de 88% em relação à 2010, mas abaixo dos US$ 4,5 bilhões que o mercado estimava. Com 845 milhões de usuários, a rede quer chegar a 1 bilhão até o meio do ano. DiDio ressalva que agora a principal dúvida é se a empresa tem condições de se tornar rentável. Ela afirma que cada usuário gera US$ 4,39 de receita. Segundo o "Financial Times", no Google, o valor chega a US$ 27.
O Facebook reconhece no comunicado que os saltos na receita e no número de usuários devem se desacelerar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário