9 de dezembro de 2011

HP anunciou hoje que irá contribuir com o software webOS para a comunidade open source.

HP planeja continuar ativa no desenvolvimento e apoio do webOS. Combinando a plataforma webOS inovadoras com o poder de desenvolvimento da comunidade de código aberto, há a oportunidade de melhorar significativamente a aplicações e serviços web para a próxima geração de dispositivos.

WebOS oferece uma série de benefícios para todo o ecossistema de aplicações web. Para os desenvolvedores, os aplicativos podem ser facilmente construídos usando tecnologias web padrão. Além disso, sua única pilha integrada oferece portabilidade multiplataforma. Para fabricantes de dispositivos, ele fornece uma plataforma web-centric único para executar em vários dispositivos. Como resultado, os benefícios ao usuário final a partir de uma rápida experiência do usuário, envolvente.

"WebOS é a única plataforma projetada desde o início para ser móvel, nuvem-conectado e escalável", disse Meg Whitman, HP presidente e executivo-chefe. "Ao contribuir desta inovação, a HP libera a criatividade da comunidade de código aberto para fazer avançar uma nova geração de aplicações e dispositivos."

HP fará com que o código subjacente do webOS seja disponível sob uma licença open source. Desenvolvedores, parceiros, os engenheiros da HP e outros fabricantes de hardware podem fornecer melhorias contínuas e novas versões no mercado.

HP vai envolver a comunidade de código aberto para ajudar a definir o charter do projeto de código aberto sob um conjunto de princípios de funcionamento:
  • O objetivo do projeto é acelerar o desenvolvimento aberto da plataforma webOS
  • HP vai ser um participante ativo e investidor no projeto
  • Boa governação, transparente e inclusivo para evitar a fragmentação
  • Software será fornecido como um projeto open source pura

A HP também irá contribuir com o Enyo, a estrutura de aplicativos para o webOS, para a comunidade em um futuro próximo, juntamente com um plano para os demais componentes do espaço do usuário.

[via HP]

Nenhum comentário:

Postar um comentário