4 de dezembro de 2012

Atualização faz Apple TV parar de funcionar, reclamam usuários

Nos últimos meses, a Apple liberou duas atualizações de software para a Apple TV. Infelizmente, alguns usuários estão descobrindo que seus aparelhos ficaram inoperantes após os updates.

A atualização 5.1.1, liberada na última semana pela Apple, parece ter feito com que algumas Apple TVs não sejam mais inicializadas.

O update mais recentes é apenas mais um problema para os usuários da Apple TV. A atualização 5.1, liberada em setembro, também deixou unidades do aparelhos sem funcionar, de acordo com um tópico sobre o assunto no site AppleSupport. O tópico continuou crescendo, com um post em 20/11 afirmando: “O update 5.1 causou danos irreversíveis ao hardware”.

Aparentemente a melhor maneira para restaurar uma Apple TV “brickada” (que não funciona mais) é restaurá-la ao conectar o aparelho em um computador via USB e seguir as instruções de restauração presentes no site da Apple.

O problema original, e os novos bugs, parecem estar ligados a rede. Um representante da Apple de Cupertino estava verificando o assunto em setembro quando ele apareceu pela primeira vez. Roy B, de Cupertino, escreveu: “Gostaria de saber mais informações sobre esse problema. Se você enfrenta esse bug (tela preta e piscando enquanto o Ethernet está conectado, redes Wi-Fi não encontradas) após atualizar para a Apple TV 5.1, pode por favor me enviar por e-mail as respostas para essas perguntas a seguir.” As questões incluíam saber sobre o roteador do usuários, conexão, entre outros tópicos.

Como sugere um post no fórum feito em 1/12: “Para algumas pessoas neste tópico, a rede parou completamente de funcionar com a versão 5.1 e a única solução é voltar para a 5.0.2. Para algumas delas, parece que a versão 5.1.1 solucionou o problema, então tudo bem para elas.” Depois continua: “No entanto, para aquelas pessoas como você que fizeram o upgrade para a versão 5.1 sem nenhum problemas, parece que atualizar para a 5.1.1 pode fazer com que a rede pare de funcionar.”

Os usuários esperavam que o update 5.1.1 resolveria os problemas de conexão. No entanto, a atualização 5.1.1 parece ter apenas adicionado suporte para o recurso Up Next, do recém-lançado iTunes 11. Os usuários do fórum da Apple estão questionando a razão para que os problemas presentes desde o 5.1 não terem sido resolvidos. “Não acredito que o bug com o Ethernet não foi resolvido”, diz um deles.

E você, teve algum problema com a atualização do sistema da Apple TV? Conte seu caso nos comentários abaixo.

[via MacWorldBrasil]

3 de dezembro de 2012

iPad 4 chega às lojas brasileiras antes do Natal

Além do iPhone 5, o tablet iPad 4, da Apple, chega às lojas brasileiras antes do Natal. Já o iPad mini não tem previsão de lançamento no país, informaram redes varejistas ao G1 nesta segunda-feira (3).

A Saraiva disse que “terá, sim, o iPad 4 antes do Natal”, mas ainda não tem informações de preços ou sobre a chegada do iPad mini ao país. A mesma informação foi confirmada por outro grande varejista que preferiu não se identificar.

Apresentado pela Apple pouco antes do iPad mini, no dia 24 de outubro, nos Estados Unidos, o iPad 4 ganhou tela retina com resolução de 2048 x 1536 pixels, superando a ‘retina’ do modelo anterior, o iPad 3, que deixou de ser comercializado dando lugar ao ‘novo iPad’ de quarta geração. O tablet também ganhou em capacidade de processamento, com um chip A6x, que oferece o dobro da performance do componente anterior (A5x), segundo a companhia.

No Brasil, o iPad de terceira geração é vendido por a partir de R$ 1.550 na versão de 16GB somente com acesso Wi-Fi. O modelo com acesso Wi-Fi e 3G de 16GB sai por R$ 1.850 e o tablet com 64GB custa R$ 2.300.

A Apple anunciou nesta segunda-feira a chegada do smartphone iPhone 5 ao país no dia 14 de dezembro. As operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo anunciaram que estarão presentes no lançamento do iPhone 5 no Brasil, mas não forneceram detalhes sobre preços e promoções.

Os varejistas ainda não informaram os preços sugeridos para o iPad 4 no Brasil. No mercado americano, o tablet é vendo por a partir de US$ 500 na versão com 16 gigabytes (GB) de armazenamento e somente conexão Wi-Fi. O preço da versão com Wi-Fi e conexão móvel (3G ou 4G, dependendo do país) vai de US$ 630 (16GB) a US$ 830 (64 GB).

[via G1]

Papa vai enviar seu primeiro tweet no dia 12 de dezembro

O papa Bento XVI enviará no dia 12 de dezembro seu primeiro tweet através de sua conta no Twitter @pontifex, anunciou nesta segunda-feira (3) o Vaticano.

O primeiro tweet papal será dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe, cuja comemoração é no dia 12 de dezembro, acrescentou a Santa Sé.

"Os primeiros tweets serão respostas a perguntas enviadas ao Papa sobre a fé", indicou o Vaticano.

"O público pode enviar as perguntas a partir de agora", disse a Santa Sé.

As mensagens papais estarão escritas em inglês, espanhol, italiano, português, francês, alemão, polonês e árabe, acrescentou.

[via G1]

iPhone 5, dia 14 de Dezembro, no Brasil

O iPhone 5 está se preparando para dar uma volta ao mundo. A Apple divulgou a notícia de que a mais recente versão de seu aparelho estará batendo na porta de mais de 50 novos países este mês, começando com uma viagem à Coreia do Sul nesta sexta-feira, dia 7. Uma semana depois (dia 14), estará em:
Albânia, Antigua e Barbuda, Arménia, Bahamas, Bahrain, Bolívia, Brasil, Chile, China, Costa Rica, Chipre, Equador, Granada, Indonésia, Israel, Jamaica, Jordânia, Kuwait, Macedónia, Malásia, Moldávia, Montenegro, Panamá, Paraguai , Filipinas, Qatar, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Taiwan, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.

Em seguida, no dia 21, o aparelho será vendido em:
Barbados, Botswana, Camarões, República Centro Africano, Egito, Guiné, Costa do Marfim, Quênia, Madagascar, Mali, Ilhas Maurícias, Marrocos, Níger, Senegal, St. Kitts, St. Lucia, São Vicente e Granadinas, Tunísia, Uganda e Vietnã.

30 de novembro de 2012

GVT está à venda por R$ 19 bilhões

A francesa Vivendi, controladora da GVT, está vendendo a operadora brasileira de telefonia e internet no momento em que ela chega à capital paulista, sede no Brasil da espanhola Telefónica -que perdera a disputa pela GVT para a Vivendi em 2009.

As propostas começaram a chegar há duas semanas e nenhuma será levada adiante se for inferior a R$ 19 bilhões, mais do que o dobro dos R$ 7,7 bilhões pagos pela Vivendi para a GVT.

A Folha apurou que a Vivendi avalia quatro propostas, sendo três de fundos de "equity" (participações em empresas). Um deles é o BTG Pactual, de André Esteves. O Gávea, de Armínio Fraga, está num segundo grupo, com fundos estrangeiros.

Nenhuma operadora de telefonia está em negociação. A DirecTV fez proposta, abaixo de R$ 16 bilhões. A Telecom Italia, dona da TIM, interessou-se, mas, endividada, teria de aceitar um aporte bilionário de um de seus acionistas que levaria os demais a uma diluição.

Os italianos preferiram aguardar uma nova rodada de negociações, porque acreditam que a Vivendi aceitará propostas abaixo do patamar mínimo estipulado.

Além da GVT, a Vivendi está procurando interessados na Maroc Telecom, operadora de celular do Marrocos, e na Activision Blizzard, empresa de games.

A Vivendi é um dos maiores grupos de mídia do mundo e, com essas vendas, pretende retomar o foco nesse tipo de negócio. Ela é dona dos estúdios Universal.

Com essa retomada, a companhia acredita que dará ainda mais retorno aos acionistas, apesar de os resultados (incluindo os negócios de telecom) ficarem acima do esperado. As ações da companhia estão cotadas a cerca de R$ 46, e a expectativa dos acionistas era algo em torno de R$ 32, considerando os impactos da crise na Europa.

[via Folha de S.Paulo]

Preço do PlayStation 3 no Brasil deve cair 30 porcento a partir de 2013

O preço do PlayStation 3 deve cair por volta de 30 porcento a partir do primeiro semestre de 2013, quando a Sony começará a fabricação do console no Brasil. Isso significa que o PS3 passaria dos atuais R$ 1.399 para cerca de R$ 980.

O índice é equivalente ao percentual de impostos e taxas de importação que devem ser cortados com o início da produção nacional.

Hoje, cerca de 60 porcento do preço brasileiro do videogame é feito de impostos. "No Brasil, os consoles estão na mesma categoria de tributação do tabaco e do álcool", diz à Folha Leandro Venditti, gerente de marketing de PlayStation no Brasil. "É uma das maiores cargas mundiais para a Sony", completa.

O IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e outras taxas menores caem bastante quando a produção do bem é produzido no Brasil --o percentual exato depende do índice de nacionalização dos componentes internos do produto em questão.

Mas o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços) e alguns outros impostos, no caso do PlayStation, não sofrem alterações mesmo se o hardware for montado em fábricas do país. O ICMS do Brasil para charutos, cigarros, garrafas de uísque e PlayStations chega a quase 25 porcento do preço total dos produtos.

Quando reduziu o preço dos games recém-lançados no Brasil para de R$ 199 para R$ 149, a Sony verificou um aumento de vendas de 40 porcento, segundo informações da própria empresa.

A Sony ainda não sabe a data exata do início de fabricação do PlayStation 3 no Brasil. O mês exato dependerá de "uma série de avaliações técnicas, operacionais e estratégicas" com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), desde que o anúncio oficial foi feito, no início do mês.

Apesar de significativa, a provável queda de 30 porcento no preço do PlayStation 3 será menor do que a redução de 40 porcento que a Microsoft conseguiu com a fabricação do Xbox 360 no Brasil, que começou no fim do ano passado --o console foi de R$ 1.299, na versão mais básica, para R$ 799.

A decisão mostrou-se acertada: o aumento de vendas do Xbox 360 em diversos varejistas do país ultrapassou os 200 porcento em outubro, quando começou a vigorar o corte de preço do console.

[via Folha de S.Paulo]

Hacker divulga especificações do Wii U

Um dos mistérios mais guardados da indústria dos consoles parece ter chegado ao fim hoje.
O hacker Marcan42 divulgou o que pode vir a ser as freqüências de operações e outros detalhes sobre o Wii U. Até então, os detalhes sobre sobre o vídeo game da Nintendo era guardado a “7 chaves” pela companhia. Apesar disto, muitos especialistas e desenvolvedores criticaram a nova geração de consoles da Big N, pelo fato deste ter um hardware “fraco”.

De acordo com Marcan42, o Wii U utiliza um processador PowerPC 750 com 3 núcleos trabalhando em 1,24Ghz (1,243125GHz para ser mais exato). Para quem não sabe, o PowerPC 750 – de responsabilidade da IBM –surgiu em 1997, sendo empregado no Gamecube em 2000, e em seguida em 2006 no Wii.

Obviamente que ao longo do tempo, a CPU foi refinada pela IBM. Em sua estréia no Gamecube, o PowerPC 750 (codinome Gekko) continha apenas um núcleo trabalhando em 486Mhz. Para o Wii, o processador (codinome Broadway) passou por melhorias, foi refinado (litografia passando de 180nm para 90nm), além de ser turbinado para 729Mhz.

Com o Wii U, a IBM modernizou a CPU - chamada de "Espresso". Agora entram em cena 3 núcleos, todos trabalhando em 1,24Ghz. Além disso – segundo Marcan42, o PowerPC 750 conta com mais memória cache on-board, além de outras melhorias e aprimoramentos, como é o caso do suporte a execução de fluxos de trabalho fora de ordem (out of order execution), recurso este, aliás, inexistente no Xbox 360 e PlayStation 3, além de um pipeline de execução bem curto.

Em relação ao chip gráfico, o Wii U é equipado com uma GPU Radeon da AMD, codinome “Latte”, trabalha em 550Mhz (549.999755Mhz para os perfeccionistas).

O lado curioso é que o chip gráfico é cerca de 5 vezes maior que o processador (que tem área de apenas 33m2). O uso de 32MB de eDRAM incorporado à GPU equivale, a grosso modo, uma Radeon com 320-400 Stream Processors. Ou seja, algo entre uma Radeon 5550-5570. Quanto ao processo de fabricação, especula-se que tanto a CPU quanto a GPU têm litografia em 45nm.

Ao que tudo indica, a manutenção do processador PowerPC 750 tem duas explicações plausíveis. A primeira, por questões custo, uma vez que a manutenção de uma arquitetura existente reduz custos tanto no que se refere no custo do projeto, quanto da CPU propriamente dito; e a segunda razão, refere-se a compatibilidade, visto que a utilização do mesmo processador do Wii original facilita o processo da retrocompatibilidade com o vasto catálogo de jogos do Wii.

[via Adrenaline]