16 de fevereiro de 2013

Ubuntu Mobile sairá primeiro para Samsung Galaxy Nexus e LG Nexus 4 no dia 21 de fevereiro

A versão da Canonical do Ubuntu mobile em breve estará disponível. No dia 21 de fevereiro, os desenvolvedores serão capazes de carregar um build do sistema em seus Galaxy Nexus ou Nexus 4. A Canonical deverá publicar quais hardware serão compatíveis como este novo SO.

Como esperado, o lançamento se destina a familiarizar os entusiastas com o Ubuntu móvel, porém a Canonical também lançou templates, uma preview do SDK e um guia de design de aplicativos para nos dar uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento.

Curiosamente, os desenvolvedores que desejam deixar a sua marca em um ambiente relativamente novo de celular, pode acabar trabalhando com um processo de distribuição um pouco diferente no início. A Canonical confirmou recentemente que o Ubuntu mobile seria lançado sem uma loja centralizada de aplicativos. Richard Collins (gerente de produto da Canonical), afirmou em uma entrevista ao Engadget, que a empresa está indo atrás de um segmento de mercado onde os usuários estão interessados em utilizar um conjunto básico de aplicações e não uma loja inchada onde você deve procurar e escolher cada aplicativo.

Pode parecer omissão para uma plataforma que é vinculada potencialmente a mercados tão diferentes como o corporativo e economias em ascensão, e que é, pelo menos parcialmente por causa da forma que esses aplicativos do Ubuntu são feitos para funcionar. Veja você, os tipos de aplicações que irão funcionar em um telefone Ubuntu-powered também vai rodar em PCs Ubuntu, televisores e tablets, além de smartphones. O ônus aos desenvolvedores será encontrar um experiência harmoniosa de utilização dos aplicativos em diferentes plataformas, uma tarefa que não é simples mesmo para os mais experientes designers e programadores.

Naturalmente, esse trabalho extra pode trazer benefícios também. Essa mentalidade de um aplicativo que atende todas as plataformas pode incentivar ainda mais a adoção da plataforma Ubuntu por completo. Com certeza este será um trabalha árduo, mas pelo menos a Canonical está apostando nesta nova tendência.

[via Techcrunch]

Nenhum comentário:

Postar um comentário